Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

sábado, maio 29, 2004

Olá,

Estou agora na 16ª semana e meço cerca de 16 cm, pesando cerca de 135 g (já estou grandinho). Estou quase todo formado e se me fizessem agora uma ecografia já era possível saber se sou menino ou menina (isto se eu não me escondesse, claro). Estou agora a desenvolver os ossos, tendo já formadas as articulações dos braços e das pernas, por isso a minha mãe tem de beber muito leite e comer iogurtes e queijo e tudo o que tenha cálcio. Já tenho pescoço (se não for como o Marco Horácio) e começam agora a crescer-me as pestanas e sobrancelhas, bem como o lanugo(camada de penugem fina sobre a pele). O peito mostra sinais respiratórios. E já me mexo imenso, tanto que ainda na quinta-feira passada a médica queria encontrar-me para ouvir o meu coração e eu estava sempre a fugir (não gosto que me incomodem).

sexta-feira, maio 28, 2004

Os nomes são...

Ora bem a vossa votação ficou assim:


Para menina

Beatriz 62%
Mafalda 38%

Em 65 votos


Para menino

Goncalo 32%
Diogo 27%
Duarte 24%
Nuno 17%

Em 59 votos


E nós já escolhemos os nomes. Se for menina será Beatriz (sim, eu sei que há imensas beatrizes por esse país fora, mas nós dois gostamos do nome. Eu pessoalmente já gosto desse nome há muitos anos, muitos anos antes desta onda de beatrizes, por isso não quero saber). Se for menino será Diogo (e como os dois estamos convencidos que é menino... ;) )

terça-feira, maio 25, 2004

Votação

Para vos facilitar a votação criei duas polls para o efeito. Estão ali na barrinha de cima ao lado esquerdo. Votem à vontade e divirtam-se.

Nomes

Depois de andarmos a enviar listas de nomes um para o outro, onde a minha tinha 11 de cada sexo e a dele tinha 7 para menino e 12 para menina, retirámos as hipóteses que havia em comum nas duas listas. Assim as hipóteses para nome são:

Menina: Beatriz ou Mafalda (sim ficámos reduzidos a 2)
Menino: Diogo, Duarte, Gonçalo ou Nuno.

Querem votar? ;) (não, não vamos levar a votação em conta, mas era engraçado ver as vossas preferências)

sábado, maio 22, 2004

Os comentários!

Bom, o Nelson andou por aqui a mexericar e conseguiu meter de novo os comentários do haloscan. Agora podem voltar a comentar sem as complicações do blogger e eu fico muito mais feliz :)

sexta-feira, maio 21, 2004

Dilema

Ando aqui num dilema um tanto parvo. É verdade que ainda não se sabe qual será o sexo do bebé, nem sequer se tudo correrá bem. Mas já muita gente me pergunta: então e como se vai chamar? ao que eu tenho de responder: ainda não tenho nome. Pois é que o nome tem de ser decidico por mim e pelo papá, andamos a ver listas de nomes na internet (temos alguns favoritos), mas as listas são intermináveis e têm nomes como Aarão, ou Maquiavel e Marijke e não nos parecem bem.

Querem dar sugestões? (logo que o nome esteja escolhido eu informo).

sexta-feira, maio 14, 2004

Mamas

Sim, é verdade, venho falar de mamas.
Estou preocupada com as minhas (e vocês vão pensar que dei em doida). É que elas não doem, só mesmo no início da gravidez (ainda eu não sabia que estava grávida) é que doeram como se me estivesse para vir o periodo; não ficaram com os mamilos mais escuros, nem com as veias mais visíveis, nem cresceram mais. Enfim. Não têm qualquer sintoma daqueles que leio como sendo normais. E eu fiquei com medo de não vir a produzir leite e de não poder amamentar, coisa que gostava muito de fazer. O que acham?

terça-feira, maio 11, 2004

Barriguita

Hoje, como quase todos os dias, pus-me em frente ao espelho para ver se se nota alguma diferença na barriga e curiosamente hoje nota-se bem o altinho. É engraçado porque me lembro de ter feito isto ontem e não se notava, mas hoje nota. Fiquei muito contente ainda por cima porque o pai do bebé vai estar por cá no próximo fim de semana. Cá para mim foi ele que se quis mostrar ao pai ;)

segunda-feira, maio 10, 2004

Melhorzinha!

Sinto-me melhorzinha novamente. A minha irmã fez anos ontem de modo que houve "festança", muito bolo, muita comida e lá engordei os quilos perdidos (se calhar não foi muito bom ter sido assim).
Também cá esteve a minha sobrinha que está cada vez mais bonita. Faz amanhã dois meses e é um amor (um bocado chorona, mas um amor).

Acentuação!!!

Lembrar de nao escrever o til das palavras porque isto deixou de o identificar... já me estao a aparecer obstáculos a mais.

Comentários

Estou a tentar meter os comentários do blogger. Mas parece-me que eles só entram nos blogs recentes. Nos antigos não dá. Não percebo. Ainda desisto disto e volto ao aspecto anterior.

Mudança de visual

Mudei totalmente o template do blog. Acho que este é mais bonito. Mas perdi os títulos que tinha e acho que desaparecem os comentários (não os perco porque os tenho no servidor do haloscan). De qualquer modo, tenho de verificar isso melhor. Caso não dá para meter os do haloscan, meto depois os que agora vêm com o próprio blogger. Gosto mais disto assim. Depois, quando puderem, digam-me o que acham.

domingo, maio 09, 2004

A desvantagem de ser mulher

Depois de ter vindo aqui dizer que estou melhor, depois de começar a sentir-me bem e a achar que tudo ia correr bem, ontem comecei a ter, não hemorragias, mas um corrimento castanho (o tal que tive depois das hemorragias), que me deixou desanimada novamente.
Deixou de tal forma desanimada que ontem à noite não conseguia dormir porque estava com uma crise de choro de todo o tamanho e a achar que faça eu o que fizer este bebé não vai nascer. Não adianta estar sem sair de casa há mais de uma semana, não adianta andar deitada quase todo o dia, não adianta nada! Cheguei a pensar em desistir e recomeçar a fazer a minha vida normal e se ele saí­sse que saísse de uma vez só em vez de andar a ameaçar desta forma, a deixar-me aterrorizada com o medo de aborto ou, pior do que isso, que tenha mal-formações.
É horrível pensar que, se eu abortar, vou sempre sentir-me responsável pelo aborto faça o que fizer. Por muito que o tente evitar, vou sempre sentir que podia ter feito mais. E sei, e isso incomoda-me, que também as outras pessoas vão pensar isso. É injusto! Para além de tudo o que estou a passar, de todo o sufoco e angústia que sinto, saber que se as coisas correrem mal, vou sempre ser eu a ser "apontada" como responsável porque "não tive o cuidado que deveria ter tido".
E pronto, é este o meu estado de espí­rito actualmente.

sábado, maio 08, 2004

Sinto-me melhorzinha

Antes de mais quero agradecer a todos as mensagens de apoio que me têm deixado. Tenho aqui vindo pelo menos uma vez por dia e fico sempre muito sensibilizada de cada vez que as leio.

Estou melhor. As hemorragias pararam (tenho descansado bastante), as dores são menores (por vezes desaparecem). A única coisa que acho que é negativa no meio disto tudo e ainda nem percebi muito bem como aconteceu é que perdi 2 quilos desde sábado passado. é certo que ando com menos apetite e a comer menos quantidade de comida às refeições, mas ainda assim acho que não é o suficiente para perder tanto peso em tão pouco tempo. Se continuar neste ritmo de perda de peso ainda telefono à minha obstetra para ver o que ela me diz e aconselha. Por hoje é tudo. (amanhã entro na 13ª semana). Obrigada, mais uma vez, a todos.

domingo, maio 02, 2004

Más notícias

Venho aqui escrever um post rápido, entre uma ida à casa de banho e a volta à cama.
Dia 27 tive consulta com a minha obstetra. Devido ao facto da ecografia que me fizeram uma semana antes estar muito pouco visível porque não foi feita com sonda vaginal como se pretendia (daí­ a minha obstetra me ter mandado fazer a ecografia noutro local, no seu consultório não há sonda vaginal), a minha obstetra fez-me outra ecografia (sem sonda vaginal) para tentar perceber melhor o estado do bebé. Estava tudo bem. Vi-o muitíssimo bem. Mexia-se imenso. Percebiam-se os dedinhos dos pés e das mãos com uma nitidez comovente. Quase me deu vontade de me levantar para o agarrar ao colo.
Porém, no dia seguinte, comecei a ter uma forte hemorragia. Dirigi-me à maternidade Júlio Dinis (visto que estava no Porto) e lá não detectaram nada. Disseram-me para descansar e se voltasse a ocorrer outra hemorragia lá voltasse. Durante a noite tive mais três.
Tive de fazer mais de 200 quilómetros, mas entretanto, durante o dia, as hemorragias pararam. No final da viagem, já em casa, voltei a ter outra hemorragia, não tão forte, mas o suficiente para me levar de novo ao hospital. A minha mãe ofereceu-se, preocupada, para me levar uma vez que achou que eu não deveria ir a conduzir naquelas condições (como disse, e ao contrário do que chitas/lilis que não conhecem a situação afirmam, a minha mãe passou a dar-me muito apoio depois de ouvir o coração do bebé... acho que se consciencializou da situação).
Lá fui. No hospital disseram-me que o bebé estava bem (depois de mais uma ecografia - a 3ª em 3 dias), mas que havia um ligeiro descolamento da placenta e tinha uma ameaça de aborto. Agora lá tenho de estar sossegada e deitadinha. Levanto-me apenas para comer, ir à asa de banho e vir aqui ao computador (depois das idas àcasa de banho) ver se há novos emails ou, como agora, escrever no blog.