Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

sexta-feira, julho 30, 2004

Uma ida ao hospital

Hoje fui ao hospital. Ando preocupada porque deixei de sentir pontapés da Beatriz desde ontem de manhã. Sinto qualquer coisa na barriga, mas quase parecem gases. De qualquer modo fui ao hospital, oscultaram os batimentos cardíacos dela e examinaram-me e estava tudo bem. Disseram-me que a bebé também precisa de repouso e podia estar mais calma. Fiquei ligeiramente mais calma, mas não muito.
Soube através da obstetra que na altura do nascimento da Beatriz a nova maternidade do hospital já estará pronta. Parece que está fantástica e nessa altura os papás já poderão assistir ao parto (o papá da Beatriz ainda não sabe se tem coragem para tal).
Soube depois, em conversa de corredor entre empregados do hospital, que a nova maternidade já está pronta, só não pode abrir porque os empreteiros se enganaram e construiram as portas com aberturas demasiado pequenas e as macas não passam por lá. Só neste país realmente (ou então também acontece nos outros mas aqui é que nos afecta ;) ).

quinta-feira, julho 29, 2004

Caminhar

Decidi que me vou "obrigar" a caminhar todos os dias. Tenho passado o tempo sentada em frente ao computador e estou a ficar muito gorda e isso nem sequer é saudável para mim, ou bom para a Beatriz. Assim agora todos os dias vou à vila e volto a pé. Pronto. Isso representa andar cerca de 2 km por dia. Não é muito mas é mais do que nada.
A ver se cumpro...

terça-feira, julho 27, 2004

Conselhos de leitura

Queria aqui aconselhar, tanto para quem já tem filhos, como para quem os vai ter, a leitura mensal de uma revista. A pais e filhos. Tem sempre temas de muito interesse. Outra que também gosto muito é a Bebé d'hoje, mas acho a pais e filhos melhor.
Ainda na Pais e Filhos, eles todos os anos lançam outras revistas. Foram-me oferecidas duas por isso não sei se estão à venda ou se vêm com alguma das edições anteriores. São elas o "Guia prático da gravidez" e o "Primeiro ano, guia prático". A da gravidez é boa, mas como eu já tinha tirado montes de informações e comprado outros guias acabou por trazer pouco de novo. Traz, no entanto, uma parte bem completa sobre o parto, as dúvidas das mulheres, o que acontece, relatos, etc. o "Primeiro ano, guia prático" é muito útil. Tem conselhos muito bons para quem nunca foi mãe e deseja fazer tudo certinho. Hei-de escrever para aqui alguns textos que acho úteis destas revistas (quanto tiver, essencialmente, paciência). Seja como for, aconselho a compra delas. Perguntem se estão à venda, se não estiverem, comprem a pais e filhos e escrevam para lá a perguntar como as podem obter, porque são realmente úteis.

Os outros blogs

Andei a tarde de hoje a actualizar ali os favoritos e os blogs de mães e pais. Ainda há outros que hei-e lá colocar, mas vou-me lembrando aos poucos.
Isto dos blogs dos pais e mães, grávidos e grávidas, leva-me a sentir vontade de conhecer os bebés e aquelas famílias. Por exemplo, dou por mim ansiosa por conhecer a Francisca, que deve estar quase a nascer, a ir ao blog todos os dias ver se há notícias do nascimento... enfim, uma parvoíce.

segunda-feira, julho 26, 2004

24ª semana

domingo, julho 25, 2004

Conflitos com o template

Uma vez que o template do bloguinho não dá para colocar o contador, coloquei-o num post de dia 15 de Novembro que é a data prevista do nascimento da Beatriz.

Novo contador

Encontrei o contador que coloquei lá em cima no Grávido que o retirou da Grávida, e achei tão giro que coloquei um aqui no meu bloguinho.

sexta-feira, julho 23, 2004

Exclusivo para grávidas

Esta semana finalmente consegui não ficar numa fila de supermercado não sei quanto tempo de pé (sim, porque ninguém dá a vez e eu não tenho a lata de pedir). Foi no Continente que tem umas caixas exclusivas para grávidas que abrem quando lá vão as grávidas. É óptimo, principalmente tendo em conta que o Continente estava cheio.
Finalmente também, encontrei um diário como queria. Agora é começar a escrever.

sábado, julho 17, 2004

23ª semana

Olá,
 
 
 entrei na 23ª semana. Peso cerca de 500 gramas e tenho aproximadamente 30,5 cm. No meu corpo é agora tudo proporcional, porém sou muito magra, apesar da gordura começar a preencher a pele que é vermelha e menos transparente. Os meus ossos começam a ficar mais robustos e até já tenho as unhas quase totalmente desenvolvidas. Os meus olhos estão bem desenvolvidos, já se movimentam de um lado para o outro e, em breve, vou abrir as pálpebras, o que não me vai adiantar grande coisa pois, além do meu raio de visão ser limitado, o útero é muito escuro. Mas se a minha mãe meter a barriga ao sol eu vou conseguir ver uma luz vermelha.
Gosto muito de brincar com a bolsa de águas e o cordão umbilical. Também gosto de beber a água e fazer xixi (o que para vocês pode parecer uma grande porcaria mas para mim é normal). Por causa disso de vez em quando tenho soluços.

Histerismo gestacional

Cheguei à conclusão que a roupa que eu gosto não me serve e a roupa que me serve eu não gosto, de modo que hoje ia às compras e só consegui comprar uma túnica e ainda por cima não é de manga curta. Ando a ficar muito limitada em t-shirts e não encontro nada que goste.
Começo a sentir-me gorda.
Para aumentar ainda mais esta minha sensação de gordura, sempre que vou espreitar uma montra ou qualquer coisa do género a barriga chega primeiro, de modo que a camisa branca, que hoje levei vestida, ficou castanha na zona do umbigo.
 
E pronto, já tive o meu ataque de histerismo gestacional.

quarta-feira, julho 14, 2004

Estas palavras e as outras...

Noutro dia lia num dos meus favoritos um desabafo da autora sobre o ter aquele blog. É um blog sobre o filho que ela escreve pela vontade de deixar as coisas escritas. Tal como acontece comigo aqui. No entanto há coisas muito íntimas, muito minhas que não consigo expôr. Sinto que estou a perder no tempo muitas das emoções que sinto por não estar a escrever tudo isto também em papel.
Sinto-me grata por existirem blogs porque, na verdade, não o iria fazer num documento word que jamais teria a organização que aqui encontro e assim perderia tudo. Mas, por outro lado, não consigo divulgar certos sentimentos, medos, problemas, coisas muito minhas que me afectam na gravidez apesar de poderem nem ter a ver com ela. E gostava de um dia ter a história toda para ler e dar a ler.
Já pensei em escrever um diário, daqueles que já estão preparados para isso, mas não tenho nenhum nem encontrei até hoje nenhum que me agrade à venda. Um caderno não é a mesma coisa.
Devia pensar que afinal são apenas palavras, podem ficar escritas em qualquer lado. Mas não são apenas palavras. São palavras muito especiais que um dia quero mostrar à Beatriz, quando ela tiver idade para as entender a todas. Mas queria mostrar tudo, na íntegra, e não apenas um blog que um dia escrevi com parte do que senti e do que passei. Mas o "tudo" não está a ser escrito e já vou no quinto mês.

sábado, julho 10, 2004

Figurinha no supermercado

Hoje no supermercado, onde fui comprar, entre outras coisas, um par de meias e umas luvinhas para a Beatriz, estava uma menina de ano e meio, mais ou menos, caracóis loiros escuros, olhos azuis, em pé no carrinho de compras da mãe. Eu aproximei-me, olhei para ela, ela levantou o braço e fez AHHHHHHH! e eu fiz o mesmo... a mãe dela desatou a rir e só depois vi que devo ter feito uma figurinha triste num corredor de supermercado. Eu sempre adorei meter-me com as crianças, mas agora ando de mais!

quinta-feira, julho 08, 2004

Ouvindo um pontapé

Estava eu a sentir-me bastante zonza e, por isso, decidi agarrar no estetoscópio e medidor de tensão que tenho cá em casa (era do meu pai) e medir-me a tensão. Assim fiz. Estou com a tensão baixa (9/4). De modo que é normal que me sinta zonza mas, de acordo com o que tenho lido, não é preocupante na gravidez. Preocupante é a tensão alta. Seja como for, e já que já tinha o estetoscópio enfiado nas orelhas decidi ver se já se conseguia ouvir a pulsação da Beatriz através do mesmo. Meti o estetoscópio na barriga e apertei um bocadinho para ver se ouvia. Não ouvia nada (além dos sons de fundo da barriga) até ao momento em que a menina Beatriz, provavelmente incomodada com aquele aperto naquele local, decidiu espetar com um pontapé no estetoscópio. Assim ouvi um PUM do pontapé e ainda o senti na barriga com o estetoscópio a levantar. Foi muito giro :)

quarta-feira, julho 07, 2004

Resultado do rastreio

Chegaram-me hoje os resultados do rastreio que fiz para detectar os riscos de Sindrome de Down (SD) e de Defeitos do Tubo Neural (DTN).
Para o SD em 12000 a minha menina tem um risco de 1. Para os DTN em 7500 a minha menina tem um risco de 1. Ou seja, o risco é o mínimo que existe o que me deixou muito feliz. A mim e ao papá a quem já dei a notícia e às avós também. Ficámos todos contentes.
Assim, de todas as coisas possíveis de detectar até então, todas deram negativo. Ela está perfeitinha no que se pode ver :)

terça-feira, julho 06, 2004

Babada!

Sim, eu sei que sou babada pela minha sobrinha, mas quem não o era por um sorriso destes:

sexta-feira, julho 02, 2004

Complicações

A minha vida anda uma complicação em termos económicos. Na verdade não deveria andar se me pagassem a tempo e horas e não quando lhes apetece e o que lhes apetece... mas não é isso que acontece e por esse motivo não posso também ter despesas mensais fixas, uma vez que não me pagam decentemente há mais de 4 meses (estando neste momento a dever-me dinheiro que dava para eu estar desafogada). Como tal tenho, vejo-me obrigada, a vender a minha casa na Senhora da Hora. Gostava de estar lá a morar, mas nem isso posso. De modo que a solução é vender. Isso deixa-me triste. Gosto muito do apartamento. É bonito, duplex... tem escadas e as escadas dão-lhe um encanto especial. Mas vai ter mesmo de ser. Ando a tentar consciencializar-me disso há algum tempo e acho que meter este post aqui é uma forma de me mentalizar e me esforçar para que isso aconteça.

quinta-feira, julho 01, 2004

"Então felicidades!"

Hoje pela primeira vez alguém que não sabia que eu estou grávida me felicitou por isso mesmo (ou seja: já se nota).
É engraçado. Obviamente que já me tinham felicitado, mas tinham sempre sido pessoas que já sabia à priori que eu estava grávida. É evidente que eu também tenho olhinhos na cara e vejo que a barriguita já se nota. Também já reparei nos olhares das outras mulheres (essencialmente as mulheres); uns de inveja (como quem diz: olha-me esta vaca grávida, deve pensar que por causa disso tem de ter prioridade e estar sujeita a mais cuidados), outros de carinho (como quem diz: OOOOHHHH TÃO GIRO!!!! TEM ALI UM BEBÉ!). Mas nunca ninguém a quem eu não tivesse dito que estava grávida me tinha dito: "então felicidades!", enquanto olhava para a barriga. Foi o que aconteceu hoje na oficina da Hyundai onde levei o meu carro para trocar o kit de embraiagem (graças a Deus a Hyundai tem garantia de 3 anos com km ilimitada). No final o responsável da oficina disse "então felicidades!" enquanto me olhava para a barriga e esperava que eu arrancasse com o carro sem me ter levado nem um tostão (sempre pensei que iam cobrar a mão de obra, mas nem isso felizmente).
Fiquei assim babada por causa disto... enfim!