Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

domingo, junho 06, 2004

Mau feitio?

Através de um blog (obrigada Cat) encontrei este blog que tem um post com conselhos para as grávidas vestirem e uma parte onde fala do mau feitio das grávidas, que passo a transcrever:

"O mau feitio na gravidez

É verdade. A mais pura das verdades. Ter mau feitio faz parte do contarto de grávida. Sejam as hormonas, seja a ansiedade, seja lá o que for, grávida que se preze tem que demonstrar a sua dose diária de mau feitio.
Se à partida a pré-grávida se mostrava uma pessoa afável e pouco dada a estes descontroles, é provável que o mau feitio agora demonstrado não passe de uns "não me chateies que me doem as pernas" ou uns sorrisos mais amarelos.
Por outro lado, as pré-grávidas de personalidade mais vincada, caem agora nas malhas do mais terrível mau feitio. Amigas, é normal. Preparem-se para discussões conjugais, zangas com a família, desentendimentos com os colegas. Enfim, preparem-se para o pior. E o pior não é isto. O pior é que depois das descargas de mau feitio, a pior das grávidas transforma-se num ser maravilhosamente afável que os outros não conseguem compreender. Azarinho. Não entem, entendessem. É assim e ponto final. Não há explicação científica. Já rebusquei centenas de linhas de informação e nada. Por mim, é a lua. E as hormonas. E a falta de paciência para os que acham que estar grávida é a 11ª maravilha do mundo. (É giro, mas daí a ter que andar sempre com um sorriso de orelha a orelha, tenham dó!)

Não me ocorrem grandes soluções nem conselhos mas há algumas regras que vale a pena relembrar:
1) A grávida tem sempre razão
2) A grávida tem prioridade
3) A grávida tem direito a ter humor variável
4) A grávida está grávida e portanto, tem direito a ser tratada como tal - mimada, alimentada, amada, etc.
5) E o mais importante - a grávida vai ser mãe; está portanto em fase de apaptação a uma realidade indescritível. Deixem-na agora em paz. Depois o(s) filho(s) não lhe vão dar descanso. Nunca mais.

Escrito por Rita"

Ora bem, pode ser por eu estar ainda só na 17ª semana, mas a verdade é que eu era uma pessoa com um mau feitio do tamanho do mundo antes de engravidar e a gravidez, a mim, parece que acalmou. Sinto-me muito mais calma de maneira geral. Está bem que há coisas que dantes permitia mais facilmente do que agora, mas isso tem sempre a ver com a minha necessidade de proteger o filho que aí vem a caminho e dantes, acreditem, eu era bem pior em todos os outros aspectos.
Estou hiper lamechas, mas sempre fui lamechas, agora só estou um bocadinho mais (por exemplo anteontem desatei a chorar como uma Maria Madalena só porque o Rex (sim, o cão polícia) fez carinha triste porque o dono levou um tiro). Mas mau feitio não tenho mais, antes pelo contrário. Acho que qualquer pessoa que me conheça pessoalmente o poderá confirmar (E LIVREM-SE DE NÃO O FAZER! ;) ).