Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

segunda-feira, agosto 16, 2004

O Estado e a sua (falta de) coerência

Hoje fui ao centro de saúde aqui da terrinha. Precisava de falar com a médica de família, pedir-lhe que me passasse as análises (que entretanto já fiz e um atestado para a hidroginástica) e como não tinha hora marcada fiquei três horas à espera.
Durante essas três horas decidi que nunca vou levar brinquedos barulhentos quando for com a Beatriz a locais públicos. Durante esse tempo passaram duas crianças pelo C.S., dois meninos. Um tinha, para brincar, uns lápis e folhas e foi desenhando, pedindo opiniões à mãe e ali estava, divertido e sossegado. O outro tinha um qualquer brinquedo que fazia imenso barulho e largava piões (parecidos com naves espaciais, pelo chão do centro de saúde), que iam contra tudo o que era de metal fazendo um barulho infernal e metendo-me com dores de cabeça. O rapaz até era sossegado, mas o brinquedo era insuportável.

Bom, brinquedos à parte, fiquei a saber que o Estado não facilita nada as coisas (ok, já sabia, mas reconfirmei). Senão vejamos:

Aqui há dias, quando fui ao hospital onde, supostamente, nascerá a Beatriz, perguntei lá se podia ser acompanhada por um obstetra do hospital visto que o bebé nascerá ali, e eu, actualmente ando numa obstetra privada no norte do país e queria deixar de fazer essas viagens. Disseram-me que sendo eu de outra terra teria de ser acompanhada pelo médico do C.S. dessa terra. Ora, na terra não há obstetras. Foi isso que disse. Disseram-me que a minha gravidez seria acompanhada pela médica de família e só iria para um obstetra caso se achasse que havia algum risco. Achei uma estupidez e esqueci o assunto de ser acompanhada pelo estado preferindo pagar para ser acompanhada por um especialista.
Bom, entretanto nesse hospital têm a preparação para o parto e a hidroginástica. Soube da preparação para o parto antes da ultima vez que fui à minha médica e por isso pedi-lhe o atestado. Mas para a hidroginástica só soube quando fui ao hospital inscrever-me para a preparação. Lá disseram-me que no C.S. da minha terra me passavam também o atestado para a hidroginástica, entretanto fiquei a saber que só um obstetra que nos acompanhe o pode fazer. Ora, o estado não me dá um obstetra, mas dá-me a hidroginástica gratuitamente. Qual é a coerência disto? alguém me sabe explicar?