Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

quarta-feira, junho 09, 2004

sentir o bebé

Há dois dias, estava eu deitada de barriga para cima na cama, e comecei a sentir qualquer coisa dentro da barriga. Já tinha sentido isso muito antes, mas toda a gente me dizia que não podia ser o bebé porque era muito cedo para uma pessoa na primeira gravidez sentir, só podiam ser gases. Apesar das minhas convicções de que era o bebé, até porque convivo com os meus gases há muitos anos e não me pareciam eles, calei-me porque, na realidade, foi algo muito leve que eu, na minha ansiedade, podia ter confundido. Bom, mas há dois dias, deitada de barriga para cima, comecei a sentir isso seguido de uns pequenos toques na barriga. Achei que os gases estavam a saltar demasiado. Coloquei a mão na barriga e seguiram-se dois pontapés dados com força suficiente para sentir na mão. A não ser o bebé, só se os gases se transformaram em foguetes. Durante todo o dia de ontem e hoje não voltei a sentir, o que me levou a crer, depois de ler algumas coisas sobre a gestação e os "pontapés", que podia o bebé ter tido um pequeno ataque de tosse. Há umas horas voltei a sentir, não com tanta força, mas eram novamente toquezinhos na barriga que, com sensibilidade, se sentiam com a mão.
A minha irmã diz que é impossível porque ela só sentiu a bebé dela à 22ª semana. A minha mãe fica desconfiada. Eu estou convicta que é o bebé porque nunca senti nada assim e a única coisa diferente que tenho na barriga é exactamente o bebé.
Acham que é possível sentir o bebé na 17ª semana durante a primeira gravidez?