Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

quarta-feira, setembro 22, 2004

Continuar ou não as aulas?

Aconselha-me a minha irmã a não continuar as aulas de preparação para o parto porque me diz que as mesmas, em vez de acalmarem e prepararem, assustam e "despreparam". A verdade é que eu estive muito calma relativamente ao parto até esta aula em que se falou nisso. Apesar de ter sempre lido muitas coisas sobre o mesmo, nas aulas as mesmas coisas que eu já tinha lido foram-me colocadas de uma forma que me assustou.
Já não sei o que é melhor. A minha irmã, que teve uma bebé há seis meses (mas por cesariana), diz que nos hospitais acabam por ser mais atenciosos com as mulheres que não tiveram preparação porque as tentam orientar a respirar e a controlar as coisas, enquanto que às outras não fazem isso. Não sei até que ponto é verdade uma vez que ela teve a bebé por cesariana.
É visível em mim que fiquei com uma atitude diferente relativamente ao parto desde a última aula. Agora pondero sinceramente em ir ou não às outras uma vez que numa das próximas irão falar das complicações do parto. Eu também já li sobre isso e, no fundo, já estou alertada. Será que preciso dessa "aula"? e será que a mesma não me vai assustar ainda mais?

Francamente já não sei o que é melhor se continuar a preparar-me para o parto (coisa que me levou a ficar assustada), se ir na "ignorância" (uma ignorância relativa porque me tenho mantido informada) e deixar as coisas correrem por si...