Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

quinta-feira, outubro 28, 2004

Choras tu ou choro eu?

A minha pobre sobrinha ontem foi tomar a última dose da vacina da hepatite. Primeiro não lhe apanharam logo a veia e tiveram de a espetar de novo. Choro descontrolado, claro. Lá lhe deram a vacina. Chegou a casa a lamuriar-se, mas nada de especial. Comida dada, fralda mudada, sesta. Até aqui tudo bem. À noite tinha a perninha inchada, não se podia sequer roçar por lá e um pouco de febre. Chorava num choro de lamúria constante e parecia que fazia queixas.
Cheguei-me perto dela, estava ela a mamar. Largou a mama, olhou para mim e começou num lamento baixinho a olhar-me nos olhos como quem se queixa que lhe fizeram mal. Chorava e fazia sonzinhos que soavam a "Bebebebebebe". Não aguentei. Desatei num pranto quase pior do que o dela.
A minha mãe e a minha irmã só olhavam para mim e diziam: "vais ser uma desgraça com a tua filha, ela a chorar com dores para um lado e tu para o outro porque não podes fazer nada". E o pior é que vai mesmo ser assim. Sinto-me um pouco incompetente porque nessas alturas o que o bebé precisa é que o reconfortem e não que chorem com eles. Mas quem é que consegue ver uns olhinhos de suplica e queixa a olhar para nós e a chorar e ficar impávido e sereno a tentar "apenas" acalmá-los?... Bolas!