Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

domingo, outubro 24, 2004

Ainda o mau feitio

Reparei que alguns baby blogs pegaram no tema do mau feitio das grávidas. Por isso decidi voltar a escrever sobre isso.
Há cerca de um mês estava eu em conversa com uma amiga minha que é psiquiatra e, após ela me ter perguntado como estavam as coisas com a minha mãe, eu disse que estava tudo bem mas que, estando ela com a menopausa e eu grávida, tinha de ter mais paciencia para que tudo corresse sobre rodas. A resposta dela foi imediata: "isso é desculpa". Fiquei a olhar para ela e disse: "ah pronto, então vou deixar de a desculpar!". Seguidamente veio a explicação psiquiátrica da coisa. Na verdade há uma alteração hormonal que afecta o estado de espírito da pessoa. Em termos de irritabilidade fica-se mais sensível, bem como em termos de emotividade. As emoções são todas potenciadas em alturas como a gravidez, o Sindroma Pré-Menstrual, o Período Menstrual e a Menopausa. De acordo com ela há, especialmente, três fases difícieis na vida das mulheres: a passagem pela adolescência, a gravidez e a menopausa. Mas o facto de, nessas alturas todas, se estar mais susceptível a alterações de humor, não significa que não se possa controlar. A partir do momento em que a pessoa se apercebe do que se passa, basta um esforço maior para controlar e "não chatear os outros". Obviamente que aqui entra a parte do comodismo e da "desculpa". Se é mais difícil de controlar a mulher usa a desculpa das hormonas para não controlar. Não deixa de ser desculpa. E mesmo quem passa por ela sabe disso mas, apesar de saber disso, dá a desculpa a si mesma que seria pior para ela própria se tivesse controlado porque, apesar de para os outros ser pior, ela fica mais calma se deixar explodir a sua irritabilidade naquela altura.
Enfim, é uma faca de dois gumes.
Eu pessoalmente noto que fiquei com melhor feitio na gravidez exactamente por sempre ter pensado que isso do "mau feitio na gravidez" era desculpa. Como tal fiz um esforço maior para o controlar e consegui. Não é que não tenha andado mais irritadiça, porque andei, ou mais sensível, porque também andei. Estou mais sensível, é certo, mas não me é impossível controlar a irritação e o mau feitio para com os outros. Como disse, ao longo da gravidez, tive uns 5 ataques de real mau feitio porque, não tendo sido impossíveis de controlar, foram mais difíceis do que os outros talvez porque estivesse na altura de "rebentar", ou por ter sido provocada ao limite. Naturalmente que as outras pessoas devem também levar em conta que a pessoa está mais irritadiça e com maiores dificuldades para controlar isso, evitando conflitos. É óbvio que se houver provocações, o limite de resposta à provocação é menor do que seria numa altura normal, mas é sempre possível controlar. Basta querer. É apenas mais fácil pensar: "estou grávida, estou mais irritadiça, tenho este direito".
Porém, seja por "desculpa" ou falta de controlo momentâneo acho que se deve sempre desculpar uma grávida ;)