Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

terça-feira, outubro 26, 2004

O choro

Todos os bebés são diferentes. Mas na Bebé d'hoje nº84 de Outubro de 2004 vem um artigo sobre o choro dos bebés. Porque choram e como acalmá-los. Dentro desse artigo está um quadro com os vários tipos de choro que vos deixo aqui porque achei interessante (e parece-me, pela experiência com a minha sobrinha, que o tipo de choros bate certo):

Choro de fome

Se o bebé tem fome o seu choro será explosivo e curto, seguido de uma pausa para respirar, e logo virá outro pranto. Se não lhe acudimos, pouco a pouco tornar-se-á mais intenso e rítmico. Além disso, costuma bater com a mão na cara e na orelha como se estivesse à procura de alguma coisa, ou morder os punhos e chupar os dedos. E com tudo isto quer dizer: comida!

Choro de Sono

O aparecimento do sono às vezes vem acompanhado de um choro suave, uma espécie de lamúria que se intensificará se tratamos de distrair o bebé ou espevitá-lo. Esta lamentação é menos rítmica que a da fome ou a da dor. A sensação de cansaço também pode fazê-lo puxar os cabelos, mexer nas orelhas, esfregar os olhos ou tentar chupar algo.

Aborrecimento

Quando o pequeno tem vontade de se divertir e vê que as suas possibilidades de entretenimento são poucas, tentará chamar a atenção com gorjeios que, se não forem atendidos, passarão a protestos ou gritos. Pode, simplesmente querer mudar de cenário, ver a mamã ou o papá ou que o ponham numa posição diferente para descobrir outras coisas.

Colo, por favor

Os bebés pequenos também pode sentir medo do desconhecido e chorar porque precisam de companhia (e isso não é um capricho). Dependendo do temperamento do bebé, protestará ou não quando se sentir sozinho. É um choro que, felizmente, se acalma quando o pegam ao colo. É uma causa habitual de queixa também nos bebés maiores e nas crianças.

Que stress!

Um bebé pode sentir-se tenso? Claro que sim, sobretudo quando sofreu um excesso de estímulos (luz, visitas, ruído...). Por isso, o choro para libertar o nervosismo costuma aparecer ao fim do dia. Trata-se de um choro forte, que pode durar um bocado, e que não pára se tentamos mexer-lhe ou dar-lhe de comer. Só quer aliviar a tensão acumulada.

Problemas com a fralda

Se se sente incomodado porque a fralda está suja ou o aperta chorará baixinho com um tom queixoso. Mal se mude, deixará de chorar. Geralmente, acompanhará o choro com uma expressão enfurecida, os punhos muito cerrados e, inclusivamente, pode ficar com a cara vermelha. A duração deste choro pode ser mais longa do que quando sente uma dor. E é possível que os soluços intermitentes continuem mesmo depois da "birra".