Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

sexta-feira, outubro 15, 2004

Gravidez de verão: um horror?

Toda a gente me dizia: "ai que horror tens uma gravidez de verão, deves estar a sofrer imenso com o calor!", ao que eu respondia, simplesmente: "eu gosto!". Sempre adorei o calor. Mas por muito que tentasse explicar isso, as pessoas insistiam que eu tinha de estar a sofrer e eu limitava-me a sorrir e pensar "caramba, esta gente tem de ver aspectos negativos em todo o lado". Diziam-me sempre que uma gravidez de inverno era muito melhor, que o verão era um horror e que eu tinha um azar do caraças por estar grávida no verão. Não concordei no pico do calor, concordo muito, mas muito, menos agora que começamos a entrar no frio.
Não foi por estar grávida que senti mais calor que nos anos anteriores (aliás, no ano passado o calor foi bem pior) e só encontro vantagens:
1º - Poupei imenso dinheiro em vestuário porque tinha roupinhas de verão que me serviam perfeitamente.
2º - Andei orgulhosamente a mostrar a minha barriguinha por fora das camisolas.
3º - Dormia apenas com um lençol por cima (por vezes nem isso), o que me permitia mexer muito mais facilmente na cama entre as diversas almofadas que mudava de um lado para o outro.
4º - Vestir era mais fácil. Primeiro porque tinha pouquíssimas peças para enfiar, segundo porque não tinha de enfiar meias (que é o que custa mais), terceiro porque nem sequer tinha de me dobrar para me calçar uma vez que os chinelos de enfiar no dedo se calçam mesmo em pé.
5º - Podia ir relaxar para dentro de água (apesar de não ter aproveitado isso decentemente... mas podia tê-lo feito).
6º - Sempre que ia ao café ficava na esplanada fugindo assim ao ar saturado de dentro do estabelecimento (e ao fumo do tabaco).
7º - Pude aproveitar para estar ao ar livre.
Entre outras coisas...

Agora chegou o frio e toda a gente me diz "que sorte, pelo menos o final da gravidez, a parte mais difícil, já passas sem calor". Eu continuo a afirmar que isso é um azar e toda a gente olha para mim como se fosse louca.
1º - Já tive de ligar o aquecedor e acender a lareira ou morro de frio (tal como diz esta grávida: "Sempre ouvi dizer que as grávidas têm mais calor mas eu cá não sinto calor nenhum...se calhar deve ser lá mais para a frente" - Pois querida eu estou no final e tenho um frio que não se pode)
2º - Estou constipada e não posso tomar nada para curar isso... agora é esperar que deixe de estar grávida e de amamentar. Talvez por ter ligado o aquecedor e acendido a lareira, ao andar de um lado para o outro, apanho com oscilações de temperatura que me constiparam.
3º - Já tenho um edredão e um cobertor na cama o que significa mais um peso em cima de mim e não me permite mexer com tanta facilidade.
4º - Por ter mais esse peso em cima de mim passo a noite a acordar de cada vez que me quero virar e levar uma almofada atrás.
5º - Tenho de gastar dinheiro em roupa porque a que tenho já não serve e é tão frustrante gastar dinheiro (que não tenho) por mais um mês ou mês e meio no máximo (até podem ser só 15 dias... enfim!).
6º - Já não há esplanadas (ou está desagradável para lá estar e estando constipada não convém) e, tal como escrevi num post anterior, apanho com montanhas de fumo de cada vez que quero estar com os amigos.
7º - Acabaram-se as tardes passadas na cadeira de baloiço com a minha sobrinha e outras actividades possíveis ao ar livre.
Entre outras coisas...

Agora, não me venham dizer que uma gravidez de verão é pior do que de inverno. Volta calor estás "aperdoado". Há lá algo melhor do que um dia solarengo?