Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

quarta-feira, outubro 13, 2004

Pequenos Conselhos e informações

Dormir - Na primeira semana de vida, um bebé está praticamente sempre a dormir. É a dormir que o corpo descansa e que o cérebro "arruma" a informação que recebeu, estabelecendo ligações entre as coisas. O sono tranquilo permite melhor estruturação cerebral, melhor memória, etc. Interromper a todo o instante o sono do bebé é contraproducente. DEIXEM-NO DORMIR, embora não seja preciso um ambiente sepulcral. Pelo contrário: os barulhos da casa e a música ajudam o bebé a organizar-se.

Fome - Quando sentirem que o bebé tem fome, não é preciso irem a correr, como se a sobrevivência dele estivesse em perigo. Ele acredita que está, mas se os pais agirem calmamente, estarão a mostrar-lhe que os seus receios instintivos não têm razão de ser e que há pessoas atentas que não o deixarão morrer à fome.

Fotografias - Apenas dois cuidados: Deixar o bebé dormir (ele passa bem sem as sessões fotográficas) e de preferência não usar flash. Aquelas bolas encarnadas que se vêem nas fotografias, mesmo no meio dos olhos, são os vasos da retina. Isso quer dizer que a luz entrou pelos olhos, reflectiu-se nos vasos da retina depois de a atingir, regressou e impressionou a máquina, e só depois o bebé fechou os olhos. E essa luz fortíssima pode causar lesões numa retina imatura como a do vosso bebé.

Habitação - A casa onde o bebé vive deve ser limpa, com temperatura amena e ambiente tranquilo.

Olhos - Eles vêem desde o primeiro minuto! aquela teoria de que os bebés não viam nem ouviam até certa altura é falsa. Vêem e bem, só que se cansam de olhar para um objecto e, portanto, nem sempre absorvem toda a informação que lá está. Por outro lado, não têm (ainda) memórias estruturadas para confrontar o que estão a ver e poder dar algum sentido às imagens.

Tabaco - A mensagem é rápida: tolerância zero. O tabaco é um dos maiores inimigos dos brônquios do bebé e produz alterações no sistema de defesa, com consequências que podem durar muitos anos. Façam o sacrifício de não fumar, nem permitir que se fume, em casas onde há um bebé. Também não serve de nada fumar à janela, porque o ar circula de fora para dentro e o fumo reentra e espalha-se por toda a casa...

Visitas - Só há uma política para as visitas: a de "rotweiller", se é que me entendem. As visitas são bem intencionadas e o nascimento de uma criança é um evento social. Mas o "ataque" de hordas de pessoas que vêm apenas por cinco minutos e acabam por ficar horas e horas é frequente... Seja porque se encontram com outras que não vêem há que tempos e aproveitam para pôr a conversa em dia e falam de assuntos que não interessam minimamente aos pais e ainda há que lhes servir chá, café e laranjada e relatar duzentas vezes como foi o parto... Para não falar do "ataque ao bebé", para ver se tem os olhos do tio ou o nariz da avó... Mas já que não se pode correr tudo à vassourada, sugiro que só deixem entrar aquelas pessoas que perguntam "onde está o ferro de engomar?" ou "posso ajudar-te a limpar a casa de banho?".

Retirado da revista Pais & Filhos nº165 de Outubro de 2004