Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

domingo, outubro 03, 2004

O toque

Muito ouço falar do "toque" que, antes de ir investigar, achava que era um exame ginecológico qualquer, muito difícil, pois sempre que via isso mencionado noutros blogs era descrito como algo horroroso.
A verdade é que lá me veio a curiosidade, e estando a entrar na altura das consultas finais (portanto, pensava eu, o "toque" estaria para vir), fui-me informar e a que conclusão chego? Chego à conclusão que o "toque" é o exame que a minha obstetra me faz em TODAS as consultas para verificar o estado do meu útero. Minhas amigas, se aquilo é um exame horroroso então não sei o que vocês considerarão de um trabalho de parto, ou dos exames invasivos que por vezes se têm de fazer nos hospitais por outros motivos. Se aquilo é horroroso, vou ali e já venho...

Já agora, para quem não sabe o que é o toque:

O ginecologista introduz dedos na vagina da mulher e com a outra mão ajeita a posição dos órgãos (por cima da barriga) e apalpa-os. O toque permite analisar as condições em que se encontram os órgãos internos da mulher. Fazendo o toque, o ginecologista pode examinar o útero e verificar se existe alguma massa ou processo expansivo em desenvolvimento nos ovários, ou se eles estão inflamados. Em muitos aspectos, a ecografia não consegue substituir o exame clínico do toque que deixa avaliar a posição do útero numa mulher com dificuldade para engravidar, por exemplo. Na verdade, esse exame é insubstituível em algumas situações.