Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

terça-feira, outubro 12, 2004

Para quando?

Hoje fui jantar com o Nelson e um amigo nosso a uma cervejaria no Parque das Nações. Até aqui tudo bem. O atendimento era rápido, a comida era boa, a companhia do melhor. A conversa até estava animada mas a dada altura foi-me impossível continuar por lá e vi-me forçada a pedir ao Nelson para virmos embora. Tudo porque em Portugal, infelizmente, não existe uma coisa chamada respeito pelos não fumadores (ou grávidas, ou pessoas com problemas respiratórios... nem quero imaginar o que será ser asmático neste país). O que aconteceu foi que, a dada altura, a quantidade de fumo dentro do restaurante era tanta que, além de isso me fazer imenso mal, e à Beatriz, deixou-me os olhos com lágrimas. Neste momento tenho o cabelo a cheirar a tabaco, tal como a roupa e esse cheiro invadiu todo o quarto.
Não consigo entender porque é que neste país se continua a privilegiar quem tem um vicio que prejudica toda a gente à sua volta em vez de quem não o tem. Tenho saudades de, por exemplo, sair à noite, ir a um bar. A gravidez não me impede de o fazer, mas isso significaria ir expor a minha bebé a quantidades absurdas de fumo porque, em qualquer lado a que fosse era isso que ia apanhar. Pelos vistos neste país só os fumadores se podem divertir. Os outros ou abdicam da sua saúde, ou então ficam em casa.
Infelizmente quando nos queixamos ainda apanhamos com o rótulo de "betinhos". Não seria mais simples haver locais próprios para quem fuma, permitindo a quem não fuma (ou quem não pode mesmo ser exposto ao tabaco), divertir-se? Porque é que eu hoje tive de abdicar da minha noite só para que uma cambada de gente pudesse ter um cigarro na boca? fazia-lhes mais mal a eles abdicarem de fumar durante umas horas, ou a mim abdicar de estar com amigos e a divertir-me?

Infelizmente enquanto existir esta mentalidade do "olha-me este anormal deste não fumador armado em "mete nojo", como se isto lhe fizesse algum mal..." não vamos a lado nenhum. E, infelizmente, não acredito que exista algum governo com a força suficiente para aprovar uma proibição total de fumar em locais fechados de modo a preservar a saúde dos cidadãos que optaram por não fumar, daqueles que ainda estão para vir, e dos que sofrem de doenças respiratórias.