Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

quarta-feira, setembro 22, 2004

Angústia, aulas e hospitais (ainda)

Quero agradecer a todas e todos os conselhos que me têm dado relativamente às aulas e aos hospitais.

As aulas

Francamente não sei se vou continuar as aulas. Hoje não fui à hidroginástica (apesar de isso nem ter nada a ver com as aulas, mas são orientadas pela mesma pessoa), porque preferi ficar em casa num momento de reflexão.
Quando tomei a decisão de ir às aulas fi-lo por achar que me iam preparar em termos de auto-controlo e de calma. Apesar de ter estado calma e me ter sempre mantido informada acerca dos procedimentos e situações que podem acontecer durante o parto, considerei que mais informação não me faria mal, muito pelo contrário e que os exercícios de auto-controlo só me iriam beneficiar. No entanto o que está a acontecer é exactamente o contrário. Durante as aulas em que o assunto abordado não foi o parto, mas o bebé e as formas de o tratar, confesso que cheguei a apanhar uma seca porque já sabia tudo aquilo (sempre li muito sobre bebés e agora ainda mais, para além de estar a conviver frequentemente com uma nascida há seis meses), mas achei que, mesmo sendo seca, era positivo ir relembrando as coisas de modo a assimilá-las melhor e também a criar uma maior harmonia entre mim e a Beatriz.
Tive apenas uma aula de "respirações" e, até ao final da preparação, julgo que essas serão apenas mais quatro. Até podia optar por ir a essas que têm algo de positivo, mas neste momento não consigo ir a nenhuma uma vez que estou com espírito de rejeição em relação às mesmas (tanto que nem consegui ir à hidroginástica), por isso o mais provável é faltar à próxima exactamente por saber que a mesma me vai fazer mais mal que bem (devido ao meu estado de espírito). Logo ficam a sobrar mais três... será que se aprende assim tanto em três aulas? logo vejo se opto por ir a elas.
Apesar dos vossos conselhos e mesmo tentando pensar que estou assim apreensiva, angustiada e cheia de medo por ser normal, por o parto estar a ficar mais próximo, eu sei bem que não é por isso. Foi a aula do parto que me deixou assim. Aula essa onde não se disse nada que eu já não soubesse apenas se fez isso de forma mais "violenta" que me assustou. Logo, seja defeito da fisioterapeuta ou meu, a verdade é que as coisas ditas da forma como foram me fizeram mal e me deixaram pior preparada. Sei que se o parto fosse hoje eu ia estar num tal estado de nervos que me ia contrair toda e não ia conseguir relaxar, exactamente por me terem dado a ideia, na aula, que tudo era mau e doloroso e que toda a gente me vai tratar mal e vou sofrer o pior horror da minha vida.

Hospitais

Sei bem que me vai ser impossível relaxar neste hospital. Tornou-se completamente impossível ir com o espírito de dar o meu melhor se tiver de ter a Beatriz por aqui. A opção é fazer cento e tal quilómetros e meter-me em Lisboa. Também sei que isso é arriscado em trabalho de parto, por isso uns dias antes da data prevista irei para mais perto (rezando para que ela não venha antes). Talvez até tenha o azar de ir a um hospital que, apesar de ter boas recomendações, nesse dia as coisas não corram bem, não me tratem bem, não tenha epidural, mas o espírito com que lá vou entrar será sempre mais optimista do que aquele com que entrarei aqui, de modo que penso que será sempre uma melhor opção. É em mim que está a força e a crença em que tudo correrá bem, e aqui essa crença e essa força irão estar demasiado debilitadas.
Assim sendo agradeço muito as vossas sugestões e, até agora, os hospitais que me parecem melhores (com mais "histórias" positivas do que negativas) são:

1º Hospital de São Francisco Xavier
2º Hospital Garcia da Orta em Almada
3º Maternidade Magalhães Coutinho (estefânia)


Fora de questão está a maternidade Alfredo da Costa porque tenho ouvido histórias do arco da velha de lá. Bem sei que para os bebés têm mais meios, mas o parto é passado por duas pessoas (mamã e bebé), e não por uma. É ao conjunto que se deve ligar.
Gostava também de saber opiniões sobre o Hospital de Santa Maria.

Obrigada a todas uma vez mais.