Estou grávida, socorro!

Inicio um diário da minha gravidez. Um diário que poderá vir a ser útil a todas as futuras grávidas. Falo também de outros bebés que estão na minha vida. Sobrinha, filhos de amigas e amigos ou de conhecidas e conhecidos.

domingo, junho 13, 2004

Uma questão de autoridade ou de respeito?

Noutro dia estava a conversar com a minha irmã, que tem uma menina linda de 3 meses (na foto), sobre formas de educar. Temos ideias diferentes em alguns aspectos.
Estávamos a falar sobre uma coisa tão simples como dar ou não a opção à criança de escolher o que vai levar vestido para a escola. Não quer dizer que se abra o armário e diga: "agora escolhe", mas em vez de se escolher uma só camisola, dar a hipótese de escolher entre levar "esta ou aquela", ou outra qualquer que a criança se lembre. A minha irmã disse que isso era uma parvoíce, que quando a filha fosse para a escola ia com a roupa que ela escolhesse e mais nada. A minha mãe censurou-me dizendo "faz isso faz, e depois vais ver ele a ter autoridade sobre ti e a pedir coisas que não podes comprar!"... eu achei um exagero. Não disse que ia deixar a criança escolher a roupa que eu ia comprar, mas mesmo nesse caso talvez lhe dê hipóteses dentro do orçamento viável (até para ele entender que existe um limite de preço), mas parece-me que deixar uma criança escolher o que quer vestir só lhe dá mais segurança nas suas escolhas e mais confiança em si mesmo. Em vez de serem os papás a fazer tudo, ele também terá uma palavra.
A minha irmã disse que a ela sempre escolheram tudo e agora ela sabe muito bem o que deve escolher sozinha. Eu achei que a mim me foi difícil adaptar a um mundo em que tinha de fazer tudo sozinha quando a isso fui obrigada. Estive habituada a que escolhessem tudo por mim e onde as decisões me eram impostas. Não disse isto porque não quis entristecer a minha mãe que estava presente, mas foi o que senti.
Sei que é muito cedo para pensar nestas coisas todas, ou talvez não seja assim tão cedo porque há tanta decisão a tomar, mas a verdade é que eu acho que as crianças são pessoas em ponto pequeno que sabem pensar por si e só precisam de um pouco de orientação para perceberem como são feitas as escolhas no mundo dos adultos (seja por causa do dinheiro, do clima ou da conjugação das cores). Acho que em vez de se impor uma camisola, se pode explicar porque é que aquela é melhor do que a outra para determinada ocasião, ou dar a escolher várias que são boas. Talvez esteja errada e o mundo dos pais tenha mesmo de ser autoritário para que os filhos nos tenham respeito tal como a minha mãe e a minha irmã pensam, mas gostava de pensar que não é bem assim e que há formas de pessoas de idades diferentes conseguirem entender-se sem muitas imposições e autoridades e, na mesma, com respeito que, nesse caso será sempre mútuo.
Qual a vossa opinião quanto a isso? Se forem pais qual a vossa posição a esse respeito?